e-Biz’s Faculdade Marista

Just another WordPress.com weblog

Definindo o comércio eletrônico (Parte 1)

Posted by ebiz3p em 18, abril 2008

Evolução do comércio eletrônico

O Comercio Eletrônico é uma forma simples e que envolve recursos financeiros mais leves do que as formas de comércio convencional. Pode ser acessado por um browser através da Internet.

O comércio existe desde os primórdios Durante toda a história da humanidade as sociedades desenvolveram alternativas para se comercializar bens. Hoje não é muito diferente. Buscamos as tecnologias disponíveis para desenvolver novas formas de negócio.

No início era caracterizado por um período de experimentos em um cenário de incertezas. Será que um modelo de negócios pela rede iria dar certo? Como as compras poderiam ser feitas? E quanto à segurança? Será que vou realmente receber o meu pedido? Será que vai valer a pena o meu investimento?

Da mesma forma que qualquer tipo de comércio tem seus riscos. “Ele só vai se estabelecer se ele trouxer vantagens evidentes se comparado com as formas “tradicionais” ou, se ele preencher uma necessidade ainda não resolvida por estas mesmas formas. Ou seja, a compra e a venda de bens e serviços através de lojas virtuais, construídas com as ferramentas da Internet, só pegarão se oferecerem algo a mais para seus consumidores, algo que seja melhor do que o que já existe ou que tão simplesmente não exista ainda.”

1ª Fase – Catálogo de produtos – compras através de e-mail, confirmação de pagamento via fax ou e-mail;

Exemplo: Xica Bonita onde apresenta o catálogo de produtos e instruções quanto a forma de pagamento (http://www.xicabonita.com/)

Catálogo da Xica Bonita

Informações de compra

2º Fase – nascem as lojas virtuais. As compras podem ser feitas on-line, mas a opção de pagamento através de impressão de boleto bancário;

Exemplo : Host revenda – Empresas de hospedagem – onde a opção de pagamento é através de boleto bancário. (http://www.hostrevenda.com/pagamento.php)

3ª Fase – Era dos shoppings virtuais, lojas, agora quase tudo que você imaginar pode ser encontrado para ser vendido através da internet. As opções de pagamento também aumentaram. Agora você pode optar por pagar através de boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta.

Exemplo: Submarino – loja virtual onde existem vários catálogos de produtos separados ppor categoria e várias opções de pagamento. (http://www.submarino.com.br)

Quer saber mais sobre comércio eletrônico? Veja como a economia neste setor se movimenta e quanto custa abrir um canal de vendas on-line no link abaixo:

http://www.eicomm.com.br/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=2&Itemid=30

E se você preferir se aprofundar na história do Comércio eletrônico visita este site:

http://fabiof.s.vilabol.uol.com.br/comex.htm

Ana Gabriela Guedes

Bruno César

Djalma Araújo

Deixe um comentário